Java é uma linguagem de programação desenvolvida pela Sun Microsystems. Antes de ser possível executar o JMud em uma máquina, é preciso ter Java instalado.
Existem vários pacotes de Java disponíveis na rede. Para quem não tem experiência com Java, é aconselhável obter o JDK (Java Development Kit) da Sun a partir de http://java.sun.com. Uma vez obtido o JDK, instale-o e certifique-se de que esteja funcionando.
Com o JDK instalado e operacional, dois programas (entre várias outras ferramentas) estarão disponíveis. Um deles é o javac, o compilador que será utilizado para compilar o JMud. O outro, o java, será necessário para executar o código gerado pelo javac.
O primeiro passo obviamente é pegar a versão mais recente do JMud. O formato de distribuição é o .tar.gz (tar seguido de gzip), tradicional em sistemas Unix baseados em ferramentas GNU. Quem usa Windows não deve ter problema com esse formato, uma vez que o WinZip parece ser capaz de descompactá-lo.
Por exemplo, a versão corrente quando da produção deste documento era a "jmud-0.21.tar.gz". Obtenha essa versão ou a mais nova, se houver.
Tendo o JMud em mãos, descompacte-o no diretório que julgar mais apropriado e siga as instruções do arquivo README que acompanha a distribuição.